Cristina Amorim

……………… Economia e Gestão do setor Saúde ………………

Oferta de leitos hospitalares na cidade de São Paulo.

O Jornal Agora publicou os indicadores de leitos hospitalares por habitante da cidade de São Paulo, por região, organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (matéria do jornalista Leo Arcoverde, de 25/08/2014). Os dados mostram a oferta de leitos hospitalares federais, estaduais, municipais e filantrópicos. Na região sul o indicador é 0,7 leitos, leste 0,82, norte 1,05, sudeste 1,58 e centro-oeste – 3,5. A Organização Mundial da Saúde sugere entre 2,5 a 3,0 leitos / habitantes. O que pensar dos números? Aumentar a oferta de leitos trará impacto na saúde da população? Melhor organizar a reflexão sobre indicadores e a saúde.

Os dados da OMS devem ser vistos com cuidado: trata-se de comparação entre sistemas de saúde e populações diferentes e além do que, são fornecidos pelos países, sem controle sobre a qualidade da informação. A disparidade dos indicadores por sua vez, salta aos olhos, há inequívoca má distribuição, cuja divulgação é muito importante para o planejamento em saúde.

Convém lembrar também que a relação leito hospitalar por habitante é apenas um indicador de saúde, entre tantos que devem ser acompanhados para o bom funcionamento do sistema. A zona sul precisa de mais leitos? Provavelmente, mas precisa de saúde, isto é, participar de programas preventivos e educacionais, de profissionais disponíveis e qualificados, muitas coisas que não necessariamente vêm com o hospital. E os serviços de saúde demandam gestão adequada, que precisa de um mínimo de estrutura de serviços – a zona sul também não tem transporte, linha telefônica, segurança, etc.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: